Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alinhamentos

alinhamentos

Sex | 20.07.18

Penafiel: uma oportunidade e um problema

fcrocha

Oportunidade: Contagem decrescente para atrair investimento

Mais de 350 empresários de todo o mundo estão inscritos para participar no terceiro Encontro dos Investidores da Diáspora, que se vai realizar em Penafiel, de 12 a 14 de Dezembro deste ano. O encontro é promovido pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, que, talvez por ser da região, quis mostrar as potencialidades do Tâmega e Sousa e participar no incentivo ao investimento. Parece-me que estes meses de antecedência poderiam ser aproveitados para os empresários locais começarem a preparar-se para as oportunidades de negócio que possam surgir em consequência daquela iniciativa, mas também para a concepção de material de divulgação e promoção de projectos de investimento, de modo a que estes possam ser conveniente e convincentemente apresentados. Tal como dizia um professor de uma cadeira de Economia que frequentei, “a sorte é a oportunidade que aparece a quem se preparou para ela”.

 

Problema: Mudanças na colocação dos professores das AEC

Também em Penafiel, mas já nos próximos meses, o início de ano lectivo pode vir a ser turbulento, atendendo a que, depois de mais de dez anos de gestão das actividades extracurriculares (AEC) nas escolas do concelho a cargo da Câmara Municipal, os professores dessas actividades foram recentemente informados de que aquela gestão passará a ser feita por cada um dos agrupamentos escolares.

Creio que fará mais sentido que as AEC sejam geridas pelos agrupamentos escolares do que pela Câmara Municipal, primeiro, porque os agrupamentos escolares têm um maior conhecimento das necessidades de cada uma das escolas e, segundo, como afirma o vereador da Educação, porque a Câmara Municipal não tem condições técnicas para assegurar esse tipo de gestão. No entanto, há um aspecto que parece não ter sido acautelado: a colocação dos professores. Era o Município que procedia à selecção e colocação dos professores das AEC, passando a caber essa responsabilidade aos próprios agrupamentos. Ora, teme-se que, com esta mudança, dezenas de professores – alguns a leccionar neste sistema há mais de dez anos –possam ver em risco o seu emprego.

Caso não haja garantias, a tempo, de que não será assim, poderemos ter um início de ano lectivo agitado no concelho de Penafiel.