Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alinhamentos

alinhamentos

Qui | 10.01.19

Nunca é tarde para corrigir um erro

fcrocha

logo_penafiel_verde.pngEm Agosto do ano passado escrevi sobre a transparência na gestão da empresa municipal Penafiel Verde.

Esta empresa é 100 por cento propriedade do Município de Penafiel e é também um dos principais patrocinadores do Futebol Clube de Penafiel. A nomeação do presidente do conselho de administração daquela empresa municipal é da responsabilidade do presidente da Câmara.

 

Na altura, por nomeação da Câmara Municipal de Penafiel, o social-democrata António Gaspar Dias era o administrador da empresa municipal, sendo em simultâneo o presidente do Futebol Clube de Penafiel.

 

Embora tudo aquilo fosse completamente legal, era, no entanto, eticamente reprovável. Ninguém acharia correcto que o presidente de um clube de futebol fosse, ao mesmo tempo, o presidente da empresa municipal que financia o seu próprio clube com o dinheiro dos munícipes. Por muito legal que tudo isto pudesse ser, havia imensos conflitos de interesses em jogo, acabando por ser os dos munícipes aqueles que ficariam, aparentemente, sem salvaguarda.

 

Ora, entretanto, a Câmara de Penafiel teve a capacidade de reconhecer que tinha cometido um erro e substituiu o presidente do Conselho de Administração daquela empresa.

 

Esta decisão do Município ajuda a garantir a transparência na gestão da coisa pública. O que é de registar com agrado.