Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alinhamentos

alinhamentos

Qui | 04.12.14

Facilitar primeiro e comemorar depois

fcrocha

 

No dia em que escrevo este texto, celebra-se o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência. Na região, todas as Câmaras Municipais celebraram o dia com alguma visibilidade. No entanto, são as mesmas autarquias que continuam a plantar sinais de trânsito, publicidade e árvores no meio dos passeios. As mesmas autarquias que, com pompa e circunstância, organizam actividade solenes para comemorar este dia, continuam a não ser capazes de construir passeios na maioria das suas freguesias. A região continua repleta de barreiras arquitectónicas.

 

A comunidade deve ser acessível a todos os seus membros. Os cidadãos com dificuldade de mobilidade têm de poder ser utentes de todas as estruturas existentes, caso o decidam. Com efeito, a comunidade só será acessível se todos os seus membros a puderem utilizar, movimentando-se no seu espaço e utilizando os seus serviços e equipamentos sociais com o máximo de autonomia possível.

 

A região vive hoje uma grave crise de mobilidade e precisa de definir com urgência uma política de mobilidade urbana que dê prioridade às pessoas, a todas as pessoas. É preciso garantir e ampliar a cidadania através de uma política de acessibilidade para as pessoas com mobilidade reduzida. Por isso, as Câmaras Municipais têm a obrigação de proporcionar aos cidadãos com necessidades especiais o máximo de autonomia na utilização dos espaços públicos e assegurar-lhes condições de mobilidade com segurança. Por exemplo, há escolas novas onde alunos e professores continuam a não ter acesso à biblioteca ou a outras áreas, simplesmente porque não se situam no rés-do-chão. Quase todas as sedes das Juntas de Freguesia da região não contemplam um acesso facilitado a um cidadão que se mova em cadeiras de rodas.

 

Deixo uma sugestão: para o ano, neste mesmo dia, os autarcas podiam aproveitar para o comemorar enunciando todas as medidas que tomaram para eliminar as barreiras que dificultam ou impedem a completa integração social das pessoas com deficiência.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.