Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alinhamentos

alinhamentos

Qui | 14.05.15

Dom Álvaro

fcrocha

 

Escrevo este editorial no dia 12 de Maio, dia em que a Igreja celebra pela primeira vez a festa do Beato Álvaro del Portillo, beatificado no passado dia 27 de Setembro. O dia seguinte, a Igreja dedica-o a Nossa Senhora de Fátima. Dom Álvaro, visitou Portugal 20 vezes, em todas essas ocasiões visitou o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

 

São Josemaria escolheu Álvaro desde muito novo para o ter a seu lado como seu mais próximo colaborador, vindo a tornar-se no seu primeiro sucessor à frente do Opus Dei. “Jesus te me guarde, Saxum. E é o que és. Vejo que o Senhor te empresta fortaleza, e torna operativa a minha palavra: saxum!” Foi desta forma que São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei, numa carta que lhe escreveu em Março de 1939, baptizou Dom Álvaro del Portillo de Saxum.

 

Álvaro del Portillo nasceu a 11 de Março de 1914, em Madrid, Espanha. Cresceu numa família profundamente cristã e aprendeu com os pais a viver os costumes cristãos, a cuidar das orações da manhã e da noite, a abençoar à mesa, a rezar o terço e outras invocações marianas que repetiu até à morte. Era doutorado em Engenharia Civil, em Filosofia e em Direito Canónico.

 

Em 1935, incorporou-se no Opus Dei, instituição da Igreja Católica fundada sete anos antes por São Josemaria Escrivá. Em 1945, foi ordenado sacerdote pelo bispo de Madrid, tendo-se mudado para Roma em 1946. Entre 1947 e 1950 expandiu o trabalho do Opus Dei a várias cidades italianas e promoveu várias actividades de formação cristã. Sinal do trabalho marcante que realizou em Itália são as várias ruas e praças que lhe foram dedicadas em diversas localidades do país. A 29 de Julho de 1948 tornou-se reitor do Collegio Romano della Santa Croce, onde ensinou Teologia Moral.

 

Durante a sua estadia em Roma, vários Papas, de Pio XII a João Paulo II, chamaram-no para desempenhar inúmeros encargos apostólicos como membro consultor em 13 organismos da Santa Sé. Durante o Concílio Vaticano II desempenhou várias tarefas importantes a pedido dos Papas João XXIII e Paulo VI.

 

Dom Álvaro permaneceu sempre ao lado de São Josemaria até à sua morte, em 26 de Junho de 1975. Em 15 de Setembro desse mesmo ano foi eleito para lhe suceder à frente do Opus Dei. Em 28 de Novembro de 1982, João Paulo II erigiu o Opus Dei em prelatura pessoal e nomeou como Prelado Dom Álvaro. Em 7 de Dezembro de 1990 ordenou-o bispo, na Basílica de São Pedro.

 

Enquanto esteve à frente do Opus Dei, Dom Álvaro promoveu o início do trabalho do Opus Dei em 20 novos países e esteve 20 vezes em Portugal: 12 a acompanhar São Josemaria e oito como Prelado do Opus Dei.

 

Álvaro del Portillo faleceu em Roma na madrugada de 23 de Março de 1994, poucas horas depois de regressar de uma peregrinação à Terra Santa. Na véspera, tinha celebrado a sua última Missa na Igreja do Cenáculo, em Jerusalém.

 

Com o seu exemplo e os seus ensinamentos, Dom Álvaro inspirou muitas pessoas a procurar a santidades nas relações profissionais, familiares e sociais.