Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alinhamentos

alinhamentos

Sex | 04.01.13

A Personalidade do Ano 2012

fcrocha

João Paulo Baltazar é a “Personalidade do Ano” do Jornal VERDADEIRO OLHAR.

 

Assumiu a presidência da Câmara Municipal de Valongo a meio do ano, mas rapidamente se destacou entre os seus colegas autarcas. Consciente das dificuldades económicas que o município atravessava, aplicou um verdadeiro plano de austeridade, com resultados muito positivos: o município saiu da lista dos mais endividados, diminuiu o passivo de 25 milhões para 16 milhões de euros e registou a maior redução de funcionários no país.

 

Por outro lado, o facto de estar a menos de um ano das eleições autárquicas não o impediu de tomar medidas menos populares: encerrou duas piscinas municipais e anunciou que não ia gastar os mais de cinco milhões de euros necessários para cumprir uma promessa feita pelo seu antecessor, Fernando Melo, de dotar o Ermesinde com um campo de futebol.

 

Já na última semana do ano, mesmo estando em minoria no executivo e na Assembleia Municipal, conseguiu ver aprovado o primeiro orçamento deste mandato. Um orçamento magro, mas realista: apenas 32 milhões de euros para um concelho que tem 33 milhões de receitas certas.

 

Este orçamento devia fazer corar de vergonha a maioria dos autarcas dos concelhos vizinhos e seus colegas de partido. Por tudo isto, João Paulo Baltazar é a nossa personalidade do ano.