Desenvolvimento humano desde a concepção até ao nascimento
Alexander Tsiaras, chefe da equipa de Visualização Científica no departamento de Medicina na Universidade de Yale, usa novos tipos de tecnologias de visualizaçao para ver o corpo humano. Aquilo que descobriu, diz, “faz-nos maravlilhar”.
Usando imagens de ressonância micromagnética, Tsiaras acompanhou o desenvolvimento do bebé da concepção até ao nascimento.
Tsiaras afirma que o desenvolvimento do corpo humano é “tão perfeitamente organizado que é difícil não lhe atribuir natureza divina”.
Tsiaras chama ao processo todo — desde o comço com duas simples células aaté o que ele chma “a magia de tu e eu” — uma “incrível maquinaria.”
“A magia dos mecanismos dentro de cada estrutura genética que dizem para onde é que cada célula nervosa deve ir — a complexidade delas — os modelos matemáticos sobre o modo como estas coisas são realmente feitas estão para lá da compreensão humana. Apesar de eu ser um matemático. ” “é um mistério, é mágico, é divino,” diz Tsiaras, juntando que a complexidade de construir um organism humano dentro de um único sistema está “para além do poder da matemática que hoje existe.”