Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alinhamentos

alinhamentos

Qui | 02.06.11

Editorial de 03 de Junho de 2011.

fcrocha

É um sucesso. Associação Paredes Pela Inclusão Social (APPIS) apresentou esta semana os resultados do projecto lançado em 2007, apadrinhado pelo Presidente da República e do qual o VERDADEIRO OLHAR é sócio fundador. Se em 2007 o concelho de Paredes liderava a tabela dos concelhos com maior abandono e insucesso escolar, hoje, quatro anos depois, Paredes é um caso de sucesso. Enquanto a nível nacional houve um aumento de 18,1 por cento de bons alunos, em Paredes esse aumento é de 23 por cento. Duplicaram o número de alunos com nota quatro e quadruplicaram os que tiveram nota cinco. Dos 176 casos acompanhados pelos treze técnicos nenhum abandonou a escola.

 

É pedalar. São cerca de 100 as bicicletas que os residentes e os visitantes de Paredes têm à disposição, desde terça-feira, para se deslocarem no centro da cidade, tendo por base um sistema de empréstimo. Por apenas cinco euros anuais, qualquer pessoa pode alugar uma bicicleta durante quatro horas seguidas. No final desse tempo, se quiser continuar a pedalar, só tem que aguardar meia hora enquanto bebe uma água e voltar a pegar na bicicleta mais quatro horas. Não sei se, como acredita a autarquia, vai ser uma alternativa ao automóvel, mas acredito que haverá muitas mais pessoas a andar de bicicleta. Resta-nos esperar que a partir de agora a Polícia Municipal e a GNR tenham mão pesada com quem estaciona em cima das ciclovias.

 

Um bom exemplo. Na secção “Um dia na vida de…” damos-lhe a conhecer uma empresa de Penafiel, muito interessante. Dedica-se à criação de novos jogos e à reprodução de jogos de tabuleiro já existentes, em madeira. O objectivo foi juntar dois amores: os jogos de tabuleiro e a matemática. Uma das particularidades que os distingue é o facto de todos os seus produtos estarem a ser adaptados para que possam ser jogados por cegos e amblíopes. A empresa procura aliar a isso a preservação do património histórico-cultural, contribuindo para o fortalecimento da memória colectiva. Todos os produtos, contam com o acompanhamento de um dos maiores especialistas de jogos de tabuleiros antigos a nível europeu. Perfeito!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.