Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alinhamentos

alinhamentos

Ter | 15.03.11

Sugestão de Leitura: Novembro

fcrocha

Autor:  Vitor Burity da Silva
Editor: Porto Editora
Preço: €11,50

 


Intitula-se Novembro, aborda os trinta e cinco anos de independência de Angola  e é a nova obra do angolano.

 

A caminhada destes trinta e cinco anos, desde os primeiros tiros ao dia em que senti o seu fim, a caminhada pelas fugas, pelas matas, as mortes, o desespero, o amor de meninos que sonhavam enquanto corriam, a força de um pai que disfarça a verdade buscando justificações, enquanto um filho o questiona sobre o que se passa e este lhe responde dizendo: "São relâmpagos, filho".

 


Viagem interior e de esperança, a reflexão pelo tempo, pelas paisagens, pela longa luta, o sangue, a fome, as perdas, a vitória.

 

Este livro assinala os trinta e cinco anos da independência de um povo, recuando nas memórias e correndo para um futuro que surge todos os dias na planície vermelha de um país. Angola.

 

Vítor Burity da Silva nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 28 de Dezembro de 1961. Estudou Jornalismo em Lisboa, vive entre o Porto e Luanda.

É autor do livro Rua dos anjos, do qual se extraiu parte do texto para manuais escolares angolanos (a obra também é estudada no ensino superior cabo-verdiano), e de Este Lago Não Existe. Participou em várias colectâneas de prosa poética: Poiesis, (2007), Intemporal, (2008), A Arte pela Escrita, (2008).

Publicou em jornais e revistas, tendo obtido vários prémios e menções honrosas.