Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alinhamentos

alinhamentos

Qui | 13.01.11

Sugestão de Leitura: Vir ao Mundo

fcrocha

A Bertrand lança a 21 de Janeiro de 2011 o livro Vir ao Mundo, um novo romance de Margaret Mazzantini, autora do consagrado "Não te Movas", vencedor do prémio Strega. Recorde-se que este último livro teve uma adaptação ao cinema, em 2004, protagonizada por Penélope Cruz e realizada por Sergio Castellito, precisamente o marido de Margaret. Esta prevista para breve uma adaptação deste novo Vir ao Mundo, também ela protagonizada por Cruz e dirigida por Castellito.


Vir ao Mundo venceu o prémio Campiello.

 

Margaret Mazzantini volta para os seus leitores seis anos depois de Não te Movas, propondo com Vir ao Mundo uma trajectória audaz: da pequena história de uma mulher e de um amor inférteis, ao cerco de Sarajevo, e regresso. Dois pontos de partida e chegada improváveis: um casal de jovens italianos desnorteados, cada um à sua maneira, viciados por um país de pais velhos, absorvidos por uma tragédia histórica e depois cuspidos. Contudo, ambos têm nas mãos um precioso material vivo: um filho da guerra.

 

São 529 páginas de um livro trabalhado, ambicioso, intenso e muito bem-sucedido muitas vezes nas partes menos romanescas, dedicadas ao cerco de Sarajevo. Um conflito hoje quase esquecido e que reviveu enquanto desaparecia juntamente com o século que o tornou célebre através do seu atentado, um instante antes de cair no buraco negro da nossa memória, com o Hotel Holliday Inn na avenida onde apontavam os atiradores, as explosões das granadas num mercado rico mais pelos compradores do que pelos bens em oferta nas bancas.

 

Só fica uma dúvida, que se reforça em presença da autora, uma mulher elegante e delgada, quase transparente, mãe de quatro filhos, esposa de um homem inteligente, encontrada no seu contexto quotidiano de cidadã num bairro rico de uma rica cidade ocidental, e o facto de ser Roma é uma casualidade.

 

Margaret Mazzantini é considerada uma das melhores e mais originais escritoras italianas e uma das mais internacionais.

 

Vir ao Mundo
Autor: Margaret Mazzantini
Editor: Bertrand

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.