Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alinhamentos

alinhamentos

Qui | 30.12.10

Figuras e factos de 2010

fcrocha

Mais uma vez o VERDADEIRO OLHAR distinguiu as figuras e as instituições que se destacaram durante este ano que hoje termina. Este ano, Alberto Santos é repetente na nossa maior distinção: Personalidade do Ano. Se 2009 foi um ano bom para o autarca penafidelense, 2010 foi um ano excelente no plano político e pessoal.

 

No plano político – e estando no seu último mandato – Alberto Santos não se limitou à gestão corrente, promovendo iniciativas que projectaram o nome de Penafiel no país. A Escritaria continua a ser um sucesso e, este ano, trouxe ao concelho para homenagear Agustina Bessa-Luís nomes como Manoel de Oliveira ou Inês Pedrosa. Foi também este ano que o autarca viu o Museu Municipal ser agraciado com o prémio de Melhor Museu Português do Ano, o que prova que a aposta que fez estava correcta. Penafiel foi o primeiro concelho do país a conseguir a redução de sal no pão, apenas com o entendimento com os fabricantes, antes da medida ter a força de Lei. Foi também este concelho o primeiro do país a tomar medidas de austeridade e contenção da despesa, fruto da grave situação económica que o país atravessa, com cortes em subsídios e o cancelamento de alguns eventos populares. Alberto Santos fê-lo às claras, justificando cada medida adoptada. A terminar o ano, o político conseguiu ser reeleito presidente da concelhia do PSD/Penafiel sem oposição.

 

Foi também este ano que o escritor Alberto S. Santos reafirmou a sua presença na literatura nacional. Em 2010, a “A Escrava de Córdova” passou a integrar o Plano Nacional de Leitura do 10º ano, no mesmo ano em que foi editado pela Porto Editora o novo livro de Alberto S. Santos: “A Profecia de Istambul”. Este romance tem colhido as melhores criticas nacionais e são várias as figuras nacionais que se têm juntado ao autor nas apresentações do livro.

 

Argumentos mais que suficientes para que elegêssemos, por unanimidade, Alberto Santos para Personalidade do Ano.