Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alinhamentos

alinhamentos

Sex | 03.12.10

Editorial de 03 de Dezembro de 2010

fcrocha

A vida para lá da deficiência. Hoje, 3 de Dezembro, assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data é promovida pelas Nações Unidas, desde 1998, e tem por objectivo mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência. Mais do que falar das dificuldades que encontram no dia-a-dia, fomos conhecer três homens que nos dão o exemplo sobre como continuar a viver quando a vida nos passa uma rasteira. A mensagem é essa mesma, aceitar a mudança e viver. “Não vale a pena lamentar-se. O futuro somos nós que o construímos. O que é preciso é ter consciência das nossas limitações e das nossas capacidades”, assegura um deles. Vale a pena ler.

 

Apetites. Júlio Mesquita é o novo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel. O também presidente dos Bombeiros Voluntários de Penafiel venceu as eleições que se realizaram na sexta-feira da semana passada contra o ex-presidente da Câmara Municipal de Penafiel e ex-deputado socialista Agostinho Gonçalves. Na Misericórdia de Paredes também se preparam para ir a votos duas listas. Na Fundação A Lord, pela primeira vez em vinte anos, também haverá uma eleição com duas listas. É curioso como em tempos de crise as instituições financeiramente sólidas se tornam apetitosas.

 

Exemplar. A ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território foi a Rans, Penafiel, acompanhar o processo de limpeza do Rio Cavalum. Até agora, o projecto, lançado pela empresa municipal Penafiel Verde, já permitiu despoluir cerca de 3,5 dos 17 quilómetros do Rio Cavalum. Iniciada há quatro meses e com duração prevista de um ano, a iniciativa quer devolver este rio ao “estado de poluição zero”. A equipa de limpeza é constituída por 15 beneficiários do subsídio de desemprego que viram aí uma forma de se manter activos. Uma forma inteligente de fazer serviço público com poucos custos.