Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alinhamentos

alinhamentos

Ter | 23.11.10

Editorial 19 de Novembro de 2010

fcrocha

Uma história de sucesso. Em Abril do ano passado, 50 funcionárias da Ladário Confecções, uma fábrica de Duas Igrejas, Paredes, foram notícia no nosso jornal: O patrão tinha levantado todo o dinheiro das contas bancárias da empresa e fugira, deixando as empregadas com três meses de salários em atraso e sem emprego. Pouco tempo depois, um dos clientes da antiga Ladário Confecções contactou algumas funcionárias e propôs-lhes trabalho, caso elas quisessem criar uma nova empresa de confecções. E é por isso que essas mulheres voltam a ser notícia na edição desta semana.

 

O cliente que lhes ofereceu trabalho é a marca internacional Hugo Boss. No dia 13 de Maio do ano passado, algumas funcionárias lideradas por uma antiga administrativa e uma ex-encarregada de produção, fundaram a Volta Inesperada, um nome, admitem as mulheres, escolhido à pressa, mas que se adequa plenamente ao que aconteceu em Duas Igrejas. Na altura, algumas colegas recusaram participar nesta nova empresa, optando pelo comodismo do Fundo de Desemprego. O que é certo, é que o subsidio estatal já terminou e essas mesmas colegas batem agora à parta do projecto do qual não acreditavam a pedir emprego.

 

Em apenas um ano e meio, a Volta Inesperada garantiu todos os postos de trabalha da antiga fábrica e, nos oito meses do ano passado, facturaram 370 mil euros. Neste momento, as sócias gerentes até garantem que precisam de mais dez costureiras. De facto, a vida dá a “Volta Inesperada” para quem luta e não fica à espera de viver à custa de um qualquer subsídio. 

 

Outra vez. É a quinta vez desde que se iniciou o ano lectivo, em Setembro, que o pólo de Baltar do Emaús, uma instituição que acolhe 49 pessoas com deficiência mental, é assaltado. O último assalto ocorreu no passado fim-de-semana e, para além do roubo de várias máquinas utilizadas nas aulas de trabalhos manuais, desapareceram grandes quantidades de bens alimentares como bacalhau, azeite ou arroz. Leu bem. Até a comida roubaram. Estou convencido de que este tipo de assaltos só se resolve à base de chumbo grosso.