Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alinhamentos

alinhamentos

Sex | 12.11.10

Editorial 12 de Novembro de 2010

fcrocha

Justificar. Na semana passada noticiamos um conjunto de medidas que a Câmara Municipal de Penafiel vai adoptar com vista à redução da despesa. Esta semana, publicamos uma entrevista ao presidente da autarquia para tentar perceber de que forma vão ser aplicadas estas medidas e se não teme as reacções das associações e clubes que vão sofrer cortes nos subsídios entre 15 a 50 por cento. Numa entrevista sem divagações, Alberto Santos, justificando o Plano de Contenção e Sustentabilidade com cortes das transferências do Governo para o município, através do Fundo de Equilíbrio Financeiro, na ordem dos 1,5 milhões de euros, explica cada um dos cortes e responde às críticas que o Partido Socialista lhe lançou.

 

Trabalhar. Algumas empresas têxteis de Paços de Ferreira poderão ter que recusar trabalho devido às dificuldades de tesouraria que as impedem de comprar a matéria-prima necessária. E tudo porque a banca desconfia do sector têxtil e está a cobrar taxas de juro na ordem dos sete por cento. Empresários e responsáveis políticos exigem, por isso, que os bancos apliquem às pequenas e médias empresas deste ramo as mesmas condições impostas noutros sectores. Entretanto, um inquérito realizado pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira a 50 empresas do concelho revelou aquilo que muitos empresários já vinham sentindo na pele: são necessários seis milhões de euros para as PME pacenses comprarem matéria-prima e contratar mais funcionários. É conveniente lembrar que 18 por cento da riqueza gerada neste concelho tem origem neste sector que emprega mais de 9 mil pessoas.

 

Ajudar. Em Sobrosa, foi apresentado um projecto pioneiro na região: um lar residencial para pessoas com deficiência. Terá capacidade para 14 utentes com idade superior a 16 anos, que, pela sua condição, não possam viver no meio familiar de forma permanente ou temporária, onde o alojamento será complementado por serviços de apoio e de ocupação da vida diária, desenvolvendo a autonomia e apoiando a integração social e escolar.