Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alinhamentos

alinhamentos

Seg | 25.10.10

Sugestão de leitura

fcrocha

DE BOM A EXCELENTE

 

Autor: Jim Collins

Editor: Casa das Letras

Preço: €19,90

 

Este livro foi considerado pela Harvard Business Review como “um dos 10 melhores livros de gestão de sempre”. É um livro que resulta de um longo trabalho de investigação que procura encontrar explicações para o sucesso anormal de algumas empresas.

 

“Não temos escolas óptimas, principalmente porque temos boas escolas. Não temos um governo excelente, sobretudo porque temos um bom governo. Poucas pessoas vivem vidas óptimas, em grande parte porque é mais fácil construir uma vida boa... A grande maioria das empresas não se torna excelente, só porque já é bastante boa - e este é o seu principal problema”, refere o autor.

 

Em termos práticos, Jim Collins definiu pressupostos para seleccionar empresas verdadeiramente excelentes e depois fez uma análise exaustiva detectando pontos em comum que podem ser vistos como grandes lições de gestão empresarial. A transição do bom para o excelente não depende de um gestor de topo, da última tecnologia ou até mesmo de uma estratégia precisa, no coração da mudança está a cultura empresarial que procura e promove pessoas disciplinadas a pensar e agir de forma disciplinada por forma a encontrar o que Collins apelidou de conceito Hedgehog que é um produto ou serviço que permite a uma companhia sobressair no meio da sua concorrência.

 

O filósofo e economista Peter Drucker, considerado por muitos como o pai da administração moderna, pouco antes de morrer escreveu sobre este livro o seguinte: “Este livro, cuidadosamente bem escrito, apresenta uma pesquisa minuciosa que põe em descrédito a maioria das práticas de gestão - do culto do CEO super-homem ao culto da tecnologia de informação e a mania das fusões. De Bom a Excelente não facultará aos medíocres a capacidade de se tornarem competentes, mas poderá ajudar os competentes a destacarem-se pela excelência.”

 

Jim Collins, o autor, é um estudioso do comportamento de grandes empresas, formador de líderes empresariais, orador e autor de vários artigos e livros sobre gestão. Foi professor na Universidade de Stanford, onde obteve o prémio Distinguished Teachinh Award e trabalha, actualmente, no laboratório que criou, em Boulder, Colorado, onde se dedica a pesquisar e estudar empresas.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.