Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alinhamentos

alinhamentos

Dom | 17.10.10

Sugestão de leitura: O Segredo da Maçonaria Desvendado

fcrocha

 

Este livro é muito ambicioso: procura que o leitor forme uma ideia clara e fundamentada do que é e não é a Maçonaria. A franco-maçonaria, com as suas múltiplas ramificações, foi uma Instituição chave nos últimos três séculos. Desde o principio as suas actividades estiveram marcadas pelo segredo, o que suscitou um sentimento de temor e de atracção, quando não de fascinação. Por essa razão a produção de interpretações "maçológicas" é ingente. Mas as inumeráveis obras dedicadas à maçonaria, favoráveis e contrárias, soem ter em comum a falta de clareza. A mera acumulação de dados, mais ou menos contrastados, e as conclusões, muitas vezes precipitadas ou marcadas pelos preconceitos, deixou no leitor a contraditória sensação de que em torno dos maçons o enigma é cada vez maior e a confusão crescente. Tudo isto não faz senão aumentar a inquietação que provoca "a ordem".

 

 Este livro dá respostas compreensíveis, racionais e fundamentadas às perguntas que a lógica suscita: O que é a maçonaria? Quais os seus objectivos? Qual a sua origem histórica? 0 que significa e que valor têm o segredo e o ritual maçónicos? Quais as principais críticas que recebeu a ordem? Quais os grandes personagens históricos que foram maçons? Quais as relações que a maçonaria mantém com outras instituições particularmente com a Igreja católica? Será possível ou não ser católico e maçon ao mesmo tempo?

 


 O Segredo Maçónico Desvendado tem em conta tanto documentos maçónicos como os anti-maçónicos e não ilude as questões espinhosas que muitas vezes rodeiam os "trabalhos maçónicos"; aborda numerosos mitos e permitirá que o leitor tire as suas próprias conclusões baseando-se em factos controversos e não em conjecturas. As conclusões que este livro recolhe, quer as que são totalmente seguras como as que se oferecem como hipóteses mais razoáveis, estão fundamentadas adequadamente e expostas com clareza.

 

 O autor, José Ullate Fabo é jornalista e licenciado em Direito. Foi redactor e director do semanário de informação religiosa espanhol "Alpha e Omega". Hoje, escreve em colunas de opinião e dedica-se, também à publicidade institucional.

 

Editor: Diel
Preço: €26,25

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.