Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alinhamentos

alinhamentos

Sab | 24.07.10

Editorial de 23 de Julho de 2010

fcrocha

É um disparate. Na passada segunda-feira, tivemos o último dia das festas da cidade de Paredes, que terminaram com as “Marchas Luminosas”, uma espécie de desfile carnavalesco com uns ranchos folclóricos e uns bombos à mistura. Umas das atracções, senão a principal, é o desfile de umas senhoras que tentam sambar (mal), quase despidas, que se mexem ao ritmo de uns senhores que tentam imitar os sons das escolas de samba brasileiras. Se há coisa que ainda não percebi é o que é que as escolas de samba têm a ver com o concelho de Paredes. Eu bem sei que o concelho tem várias casas abrasileiradas, mas daí a que seja tradição o desfile das escolas de sambas vai muita distância. Tradição também não é, porque a ideia peregrina foi uma invenção de Granja da Fonseca.

 

Sem critério. Eu consigo compreender que a Câmara Municipal de Paredes tenha acabado com a Feira da Saúde para diminuir a despesa, da mesma forma que também compreendo que se tenha reduzido a Feira do Livro ao espaço do átrio do edifício da câmara municipal. Até consigo compreender que se tenha acabado com as marchas das crianças dos infantários do concelho. Só deixo de compreender todos estes cortes orçamentais quando vejo que se continua a pagar a quatro escolas de samba (isso mesmo, quatro) para desfilar num cortejo de carnaval fora de época. Se é para cortar, que se corte no que é supérfluo e, neste caso, indecente.

 

Agitação. As eleições da JSD/Penafiel, no passado sábado, foram as mais concorridas de sempre: quase 300 militantes apareceram para votar. Não me parece que toda esta mobilização seja apenas fruto da qualidade dos candidatos. Acredito que o fim do ciclo político de Alberto Santos foi a causa principal. Estas eleições deixaram ver um bocadinho do que pode vir a ser o futuro da coligação de direita em Penafiel: muita confusão. Alberto Santos chegou ao último mandato sem um sucessor declarado e vários hipotéticos candidatos. Antonino de Sousa, Mário Magalhães, Alberto Clemente, e Carlos Pinto são nomes a mais para um lugar apenas.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.