Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alinhamentos

alinhamentos

Qui | 01.07.10

Anestesia geral

fcrocha

O anterior presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa afirmou, várias vezes, que o encerramento de alguns SAP e da urgência do hospital de Amarante contribuíram para o congestionamento da urgência do Hospital Padre Américo. Ou seja, a urgência deste hospital recebe agora os doentes de Amarante e dos SAP entretanto encerrados. Não deve ser tarefa fácil organizar as urgências hospitalares quando fecham os Serviços de Atendimento Permanente dos centros de saúde. Se os utentes não têm outro local para se dirigir, aos primeiros sintomas de uma qualquer doença vão recorrer às urgências, congestionando ainda mais aqueles serviços e aumentando o tempo de espera.

 

A cidade de Paredes também já teve um SAP que, entretanto, foi encerrado. Desta vez é o Serviço de Atendimento de Situações Urgentes (SASU) do centro de saúde de Paredes que vai ter horário ainda mais reduzido e – mais dia, menos dia – encerra. O encerramento do SASU vai sobrecarregar, ainda mais, a urgência do hospital. É lamentável que o Ministério da Saúde retire serviços às populações, sem lhes dar alternativa e tentando fazer-lhes crer que a retirada de serviços médicos melhora o seu acesso aos cuidados de saúde.

 

Fechar a porta de entrada no sistema de saúde é socialmente injusto, tecnicamente insensato e moralmente absurdo. Os resultados financeiros podem ser os melhores, mas serão conseguidos à custa do sofrimento dos doentes. Prometem-nos mais rapidez, mais qualidade, mais segurança para iludir a compulsão pelos cortes cegos, pela poupança forçada a qualquer preço. Tem razão a Ordem dos Médicos quando diz que “desafortunadamente, os portugueses têm razões de sobra para estar verdadeiramente preocupados com uma política de saúde que desagrega o Serviço Nacional de Saúde e privilegia os encerramentos”.

 

Dos políticos locais – poder e oposição – nem uma palavra. Está tudo anestesiado.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.