Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alinhamentos

alinhamentos

Qui | 05.09.13

O que é realmente importante?

fcrocha

Numa conferência ou numa discussão, numa tertúlia ou em qualquer conversa, é costume ouvir a expressão “o importante é que…” e, de seguida, o seu autor apresentar as razões em que fundamenta a “importância” do que está a dizer. Todos sabemos que não passa de um recurso para captar a atenção dos seus ouvintes, porque mais importante do que aquilo que está a dizer é, muitas vezes, o que está a querer esconder.

 

Tenho acompanhado com atenção o que vão dizendo e escrevendo os principais candidatos às câmaras municipais desta região. Há quem diga que o importante é baixar o IMI, outros dizem que o importante é atrair investimento, outros que é importante continuar a construir escolas. Acredito que algumas destas coisas até tenham alguma importância. No entanto, parece-me que, numa altura em que muitas famílias estão a passar por momentos muito difíceis, em consequência da crise da economia nacional e do desemprego elevado nesta região, o que é mesmo importante é ajudar as famílias.

 

Mesmo quando todos falam em restrições orçamentais, têm que existir prioridades que sejam superiores ao interesse das boas contas públicas. Neste momento, essa prioridade é a urgência da acção social. É verdadeiramente imperioso que os próximos autarcas privilegiem os apoios sociais às famílias, que são o suporte da sociedade, sendo, por isso, inaceitável que, num país que envelhece a olhos vistos e com uma taxa de natalidade que é a mais baixa da Europa, os políticos não tenham a família como o centro das suas políticas.

 

Em 2008, a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas apresentou o “Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis” que pretendia acompanhar medidas das autarquias no apoio às famílias e ajudar os municípios a perceberem quais as medidas mais úteis e eficazes e monitorizar a sua aplicação. Este “Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis” poderá ser uma grande ajuda aos autarcas que agora vão ser eleitos.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.