Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alinhamentos

alinhamentos

Sab | 16.02.13

Obrigado!

fcrocha

 

Confesso que a minha primeira reacção à decisão do Papa Bento XVI em resignar foi de choque. Bolas, não estava nada à espera... Talvez por egoísmo, durante algumas horas fui invadido por um sentimento de tristeza.

 

Umas horas depois, ouvi a jornalista Aura Miguel, que tem acompanhado o Santo Padre nas suas viagens pastorais, a contar que, na visita ao México, a viagem durou 14 horas e que quando lá chegaram iam derreados, de tal forma que ela e os colegas jornalistas seguiram directamente para o hotel, para descansarem. No entanto, o Santo Padre, como é chefe de Estado, ficou no aeroporto a receber honras militares e ainda fez uma viagem de quase 40 quilómetros no “Papamóvel”. Só conseguiu descansar perto das 4h da manhã, hora de Roma. Aí compreendi um pouco melhor os motivos do Papa: falta de forças físicas para exercer perfeitamente a função papal. Afinal, o Papa tem quase 86 anos.

 

Até agora, conheci dois Papas: João Paulo II e Bento XVI. O primeiro, tive a graça de estar com ele em Roma, por altura da canonização de São Josemaria Escrivá. O segundo, estive com ele na cidade do Porto. Nesse dia senti-me atraído pela sua simplicidade, pela sua humildade e pela sua timidez. Nessa altura, Bento XVI conquistou os portugueses e não foi com a teologia, foi com a sua fé autêntica e com o seu amor por nós. Por isso, o meu sentimento de tristeza transformou-se em agradecimento.

 

Estou muito agradecido a Deus por nos ter dado este Papa de uma admirável inteligência, profundas capacidade teológicas e de uma profunda fé. Um Papa que, durante o seu pontificado, teve a coragem de nunca fugir às adversidades e fez um esforço de renovação na Igreja sem deixar de ser fiel a Cristo.

 

Porque o Santo Padre ama mais a Igreja do que eu e é mais inteligente do que eu, estou certo de que tomou a decisão de resignar com grande sabedoria, ponderação e, acima de tudo, porque ama muito a Igreja. E essa certeza basta-me para compreender a sua decisão.

 

Obrigado, Santo Padre!

1 comentário

Comentar post