Sábado, 16 de Agosto de 2014

O outro lado lunar

*

  

Lembro-me perfeitamente do primeiro disco de vinil que comprei: “Mingos & Os Samurais”, de Rui Veloso. Tocou, tocou e tocou vezes sem conta. Foi comprado no mesmo dia em que comprei o meu primeiro aparelho de música, adquirido com o primeiro salário do meu primeiro emprego. Deve ter sido a meio do ano de 1991. Mais tarde, comprei o “Lado Lunar” e o “Avenidas”, este último já em CD. Se há músico português de quem gosto é do Rui Veloso.

 

Na semana passada, parei para ler uma notícia do Público que dizia que “ao fim de 34 anos de carreira, o músico português Rui Veloso disse numa entrevista ao Diário de Notícias (DN), em que se mostrou desiludido com o estado do país e em particular com o rumo que a indústria da música tem seguido, que vai parar. Não vai abandonar a música mas vai fazer uma pausa”.

 

Fiquei duplamente desiludido: Primeiro, porque é sempre um desencanto quando um dos nossos músicos favorito diz que vai interromper a sua carreira; Segundo, porque Rui Veloso resolveu imitar Fernando Tordo, o que me decepciona ainda mais.

 

Ao justificar a sua decisão com “o estado do país” está omitir quanto o Estado (todos nós) lhe pagou nos últimos anos e a admitir que a sua carreira, nos últimos anos, viveu à custa dos contribuintes nacionais. Ora, só em 2009, o cantor recebeu quase 300 mil euros das câmaras municipais, que podem ser pesquisados na Base de Contratos Públicos. Através de uma simples busca no ano de 2010 aparecem contratos como o que realizou com a Câmara Municipal de Elvas, que lhe pagou €28.600, ou o do Município de Vila Nova de Famalicão em que recebeu por um concerto €31.000.

 

É certo que estas receitas têm vindo a diminuir, tal e qual como a receita da maioria das empresas nacionais, mas é fruto da crise. Até compreendo que o Rui Veloso se sinta aborrecido por receber pouco pelo trabalho que faz e que prefira ficar quietinho do que andar a trabalhar para aquecer. O que não compreendo é que esteja “desiludido com o estado do país”. Tenha lá paciência, até agora tratámo-lo muito bem.

 

*A foto é do Diário de Notícias

alinhado por fcrocha às 13:21

mais sobre mim

Agosto 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
15
17
18
22
24
25
27
29
30
31

pesquisar

 

comentários recentes

  • Concordo plenamente com as criticas aqui apresenta...
  • Já não erraram tudo!
  • Aconselho a leitura deste texto.https://www.facebo...
  • Devo dizer que concordo com o artigo, excepto a qu...
  • Pense apenas em duas coisas: 1ª todos falam da TAP...