Quarta-feira, 29 de Julho de 2015

O jogo

No país o tempo é de eleições legislativas. No entanto, em Paredes, parece que o mesmo tempo é de eleições autárquicas. Ou melhor: no PSD de Paredes, o tempo parece ser de luta pela sucessão de Celso Ferreira.

 

O actual presidente da Câmara Municipal está no seu derradeiro mandato. Por isso, é natural que o seu partido vá meditando na sucessão. Só que o PSD sofre de um problema grave: sempre que há um comando forte, a sucessão é mais difícil. E, de facto, Celso Ferreira é um político com forte carisma e uma liderança possante, de tal forma que, entre os que o rodeiam, tornou-se difícil olhar para cada um deles como provável sucessor.

 

O mandato ainda vai a meio e a lista de potenciais candidatos já vai avançada, o que está a fazer estragos dentro do PSD. Senão, vejamos.

 

O sucessor natural seria o vereador Pedro Mendes. É o vice-presidente da Câmara Municipal e é, sem dúvida, o mais bem preparado politicamente. Todavia, sofre de forte oposição dentro do próprio partido e até dentro do seu executivo municipal, basta estar atento à relação entre este e o vereador Manuel Fernando Rocha. A popularidade não é o seu forte, o que forçaria o partido a um esforço adicional de forma a melhorar a voga do candidato.

 

O vereador Manuel Fernando Rocha também é visto por muitos como um potencial sucessor. Tem reputação de ser um vereador sério e trabalhador. Mas falta-lhe a ousadia para se impor no partido e no executivo municipal. O seu mandato foi muito na sombra de Celso Ferreira. Caso fosse o candidato, em termos de notoriedade, sairia atrás do candidato socialista.

 

Fora do executivo municipal, há mais quatro potenciais candidatos. Um deles é José Manuel Outeiro, o líder da bancada da assembleia municipal do PSD. Foi o número dois de Granja da Fonseca e foi responsável por várias iniciativas que marcaram o concelho de Paredes, como, por exemplo, a construção do Parque da Cidade. O facto da sua intervenção politica se reduzir à assembleia municipal faz com que, 12 anos depois, muitos não o conheçam. Contudo, parece-me que José Manuel Outeiro não estará disponível para novas andanças autárquicas.

 

Outro dos potenciais candidatos é Joaquim Neves. Foi vereador de Celso Ferreira e entregou os pelouros por afastamento com o próprio. De todos, será o que terá mais oposição dentro do próprio PSD. Os seus colegas de partido não se esquecerão com simplicidade do tempo em que foi vereador e colocou o seu partido em minoria no executivo, nem das dezenas de crónicas corrosivas que escreveu contra o actual executivo municipal. Por isso, antes de pensar em conquistar o concelho, Joaquim Neves terá o espinhoso trabalho de dominar o partido. Uma empreitada que não se prevê fácil.

 

Para este jogo autárquico há ainda duas mulheres a ter em conta. Conceição Ruão é uma delas. A deputada do PSD tem-se posto a jeito para ser a escolhida e Celso Ferreira tem-lhe dado algum palco. No entanto, a notoriedade da deputada irá pouco mais além da sua rua. É uma ilustre desconhecida no concelho e seria um alvo fácil de abater pelos socialistas: bastaria recordar algumas votações na Assembleia da República, como por exemplo, o novo mapa judiciário que esvaziou o Tribunal de Paredes.

 

A outra mulher é Raquel Moreira da Silva. Foi vereadora de Granja da Fonseca e de Celso Ferreira. No mandato anterior entregou os pelouros em discordância com Celso Ferreira. A seu favor tem o facto de ser de todos desta lista a que tem mais experiência e o facto de ser, certamente, a potencial candidata com mais popularidade e notoriedade no concelho. Contra, tem o facto de ter sido apontada como candidata do PS nas últimas legislativas e nunca ter vindo a público explicar. Também pesa contra a sua eventual candidatura o facto de ter estado sempre próxima de um grupo de militantes do PSD que têm contestado a actual liderança social-democrata no concelho.

 

O jogo só agora começou. Para o jogar é preciso estar presente. Mas uma coisa é certa: mais importante do que saber quem o joga, é saber quem o acaba.

alinhado por fcrocha às 21:34
tags: ,

mais sobre mim

Julho 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
24
26
27
28
30
31

pesquisar

 

comentários recentes

  • Concordo plenamente com as criticas aqui apresenta...
  • Já não erraram tudo!
  • Aconselho a leitura deste texto.https://www.facebo...
  • Devo dizer que concordo com o artigo, excepto a qu...