Sexta-feira, 27 de Julho de 2012

Dois galos para o mesmo poleiro

 

Primárias. Admito que me dá alguma satisfação assistir ao jogo partidário que se pratica neste tempo de pré-eleições autárquicas. Mas se há concelho onde isto será ainda mais estimulante é em Penafiel. Neste concelho, muito antes de se disputar a luta pela cadeira do poder na Câmara Municipal, vamos presenciar à luta pelo primeiro lugar na lista a apresentar a votos. É claro que me refiro à “Coligação Penafiel Quer”.

 

A sucessão. Na coligação de direita há dois sucessores naturais. Um deles é o herdeiro natural do PSD que é o deputado Mário Magalhães. Só que o poder em Penafiel não é do PSD, mas sim de uma coligação que tem um outro descendente natural: o vereador Antonino de Sousa. É o vereador que está há mais tempo em exercício de funções e que tem sido o braço direito de Alberto Santos. Os dois ambicionam ser candidatos.

 

Bicos de pé. Esta semana, o deputado Mário Magalhães fez chegar à caixa de correio dos penafidelenses um boletim onde narra toda a sua actividade durante um ano na Assembleia da Republica. O documento onde Mário Magalhães se intitula de “deputado por Penafiel” é uma cópia do que o social-democrata vai escrevendo no seu Facebook, acompanhado de muitas fotografias. O que leva um deputado da Nação (e não de Penafiel) eleito pelo distrito do Porto a enviar uma carta a todos os habitantes do concelho de Penafiel? A resposta é simples: exercer pressão sobre o seu partido e a tentativa de ampliar a sua notoriedade naquele concelho.

 

Pôr-se a jeito. Antonino de Sousa já há muito que se pôs a jeito para ser o candidato da coligação de direita. Começou por se afastar completamente das actividades partidárias do CDS-PP, numa tentativa de agradar aos social-democratas mais ortodoxos. Para além disso, teve a ajuda de Alberto Santos que lhe concedeu os pelouros com maior visibilidade e lhe tem dado oportunidade para brilhar em vários momentos relevantes para o Município.

 

Dividir para reinar. É do conhecimento público que Antonino de Sousa nunca acederá a integrar uma lista encabeçada por Mário Magalhães e que, nesse caso, avançará com uma candidatura independente. Se assim for, ao socialista André Ferreira bastar-lhe-á os mesmos votos que teve Sousa Pinto para ser o próximo presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

alinhado por fcrocha às 12:28

mais sobre mim

Julho 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
19
22
23
24
25
28
29
30

pesquisar

 

comentários recentes

  • Concordo plenamente com as criticas aqui apresenta...
  • Já não erraram tudo!
  • Aconselho a leitura deste texto.https://www.facebo...
  • Devo dizer que concordo com o artigo, excepto a qu...
  • Pense apenas em duas coisas: 1ª todos falam da TAP...