Sexta-feira, 14 de Outubro de 2011

Não servem para nada.

Há seis anos, o Jornal de Noticias publicava um estudo económico que previa que, no espaço de cinco anos, os concelhos de Paredes e Paços de Ferreira perderiam cerca de 5 mil postos de trabalho nas indústrias de madeiro e mobiliário. Dizia o mesmo estudo que a culpa da tragédia que se abateu sobre os móveis não se relaciona, apenas, com a abertura dos mercados europeus, com a globalização ou com a conjuntura económica. A culpa desta tragédia deve-se à falta de preparação de alguns industriais para saberem vender o que produzem e para se modernizarem. Afirmava ainda que, alguns encerramentos a curto prazo seriam por falta de investimento em tecnologias.


Ora, seis anos depois, perderam-se muitos postos de trabalho, mais do que os 5 mil previstos, e fecharam dezenas de empresas. Tal como o estudo económico previa, as empresas que continuam sólidas e a crescer são as que sabem vender no estrangeiro, acrescentaram valor aos seus produtos e modernizaram-se tecnologicamente. Outro dado interessante, é que quase nenhuma dessas empresas depende das associações empresariais. Até porque, a maioria das vezes, as associações empresariais limitam-se a iniciativas avulsas, caras e de retorno nulo, que são um mero desperdício de dinheiro público.


Até hoje, as associações empresariais de Paços de Ferreira e Paredes não foram capazes de fazer um único estudo estratégico e de marketing sobre o impacto que as suas medidas avulsas têm no sector.


Neste momento, não faz qualquer sentido a existências individual destas duas associações. A fusão da Associação Empresarial de Paços de Ferreira com a Associação Empresarial de Paredes permitira criar uma associação mais forte, com peso junto dos decisores políticos e, ao mesmo tempo, reduzir muitos custos.

alinhado por fcrocha às 09:43
tags:

mais sobre mim

Outubro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
15
16
17
18
20
22
23
24
25
27
28
29
30
31

pesquisar

 

comentários recentes

  • Concordo plenamente com as criticas aqui apresenta...
  • Já não erraram tudo!
  • Aconselho a leitura deste texto.https://www.facebo...
  • Devo dizer que concordo com o artigo, excepto a qu...
  • Pense apenas em duas coisas: 1ª todos falam da TAP...