Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2011

O coitadinho

Esta semana, ficou meio país chocado com a divulgação de um vídeo gravado no interior do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, onde se via o Grupo de Intervenção de Segurança Prisional (GISP) a disparar uma arma eléctrica sobre um recluso. O Bloco de Esquerda apressou-se a chamar de imediato ao Parlamento o Ministro da Administração Interna. Por sua vez, o Ministro deu-se logo ao trabalho de criticar a actuação dos guardas prisionais, mesmo sem conhecer o resultado do inquérito.

 

Vamos por partes. O recluso em causa, conhecido no meio prisional como “O Animal”, desobedeceu às autoridades e tem no historial a passagem por oito prisões, tendo provocado distúrbios em todas elas. Para além disso, a “vítima” é um preso que urinou e espalhou as suas fezes pela cela e se recusou a limpar, para além de ter partido tudo o que dava partir dentro da mesma. Há que ter em conta que o vídeo foi feito pelos próprios guardas prisionais, o que significa que não pretenderam esconder nada. Às tantas, também não era mau recordar que o meio utilizado foi uma arma que dá uns choques eléctricos, tão graves que os próprios polícias usam neles próprios nos treinos que fazem.

 

A sociedade chegou a um ponto tal em que até os reclusos têm mais direitos que deveres. Podem fazer as suas necessidades nas celas sem ter de as limpar. Podem partir tudo sem ter que reparar ou pagar por isso. Podem até jogar Playstation e reclamar, como aconteceu na prisão de Caxias, por não terem a versão mais recente do FIFA.

 

Deixo aqui uma sugestão aos deputados bloquistas, e todos os outros que se mostraram solidários com “O Animal”: porque é que não organizam umas jornadas parlamentares numa prisão portuguesa? Melhor, porque é que não começam já pela cela deste recluso e aproveitam para limpa-la?

 

Desrespeitar e desautorizar as forças de autoridade, deixando ao abandono homens e mulheres que juraram dar a vida para defender os outros, fazer cumprir a lei e manter a ordem, não costuma dar grandes resultados.

alinhado por fcrocha às 19:42
tags:

mais sobre mim

Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
16
17
19
20
22
23
25
26
27
28

pesquisar

 

comentários recentes

  • Concordo plenamente com as criticas aqui apresenta...
  • Já não erraram tudo!
  • Aconselho a leitura deste texto.https://www.facebo...
  • Devo dizer que concordo com o artigo, excepto a qu...