Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alinhamentos

alinhamentos

Sab | 15.01.11

Um tempo morno

fcrocha

Passado pouco mais de um ano desde as últimas eleições autárquicas, assistimos a um tempo que vai sendo característico por esta altura: os executivos deixaram de apresentar projectos e ideias em catadupa e as oposições ficaram amorfas, sem iniciativa política, desgastadas e sem ambição. Em alguns casos, as oposição são, hoje, partidos do “contra”, que se limitam a criticar as poucas ideias de quem está no poder, sem terem a capacidade de apresentarem novas ideias.

 

Em Paredes e Penafiel temos um PS sem ideias, um partido amargo que se esgota no papel de comentador da vida política. Em Paredes a situação é ainda mais grave, com o PS a ser dominado por um personagem estranho à região, de uma esquerda arcaica, nervoso e truculento, que está a transformar o PS/Paredes num partido retrógrado, mumificado, ultrapassado e sem ideias. Em Penafiel, o partido parece querer renovar-se, só que o faz a um ritmo tão lento que, a continuar assim, dificilmente impedirá a coligação de direita de repetir a vitória em 2013. Numa altura em que o actual presidente da câmara cumpre o seu último mandato, o PS/Penafiel tem pela frente um grande e decisivo desafio: conseguir ganhar a credibilidade que perdeu, apresentando novas ideias para o concelho.

 

As oposições mais fortes estão em Paços de Ferreira e Lousada. Na Capital do Móvel, o PS não tem dado tréguas a Pedro Pinto, chegando por vezes à irónica circunstância de conseguir que o PSD faça oposição à oposição. Fruto de um partido renovado e revigorado, a oposição forte tem contribuído para melhorar a acção do executivo. Em Lousada, o PSD parece não ter desmobilizado a sua máquina de campanha, mas tem-se focado apenas no desgaste dos outros. Se quer ser poder, o PSD/Lousada vai ter que se empenhar na construção de uma alternativa e isso não se faz apenas com visitas às freguesias, faz-se com ideias novas e concretas para o concelho.

 

Custa-me a perceber como é que, nos tempos que vivemos, as oposições ainda permitem executivos tíbios.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.