Sexta-feira, 24 de Maio de 2013

Boa educação vem do berço. A de Miguel Sousa Tavares não saiu de lá.

 

Sempre me disseram que a boa educação vem do berço. No entanto, depois de ler o título da entrevista de Miguel Sousa Tavares ao Jornal de Negócios [Beppe Grillo? "Nós já temos um palhaço. Chama-se Cavaco Silva"] e ter lido uma biografia da senhora sua mãe, Sofia de Mello Breyner, cheguei à conclusão que nem sempre é assim. Eu não acredito que uma mulher daquela categoria não lhe tivesse dado boa educação. Deu, claro que deu! Só que Miguel Sousa Tavares não faz uso dela.

 

Porque é jornalista, porque escreve no Expresso que é um jornal educado, Miguel Sousa Tavares deveria saber que uma sociedade sadia só se constrói sobre os alicerces do respeito por aqueles que, de uma forma ou outra, têm autoridade sobre nós, sejam eles os nossos pais, os nossos professores ou o Chefe de Estado.

 

Posso discordar da opinião de Cavaco Silva [eu discordo muitas vezes], mas ele é merecedor do meu respeito.

 

É pelo respeito pelos outros que se conhece a integridade e a índole de um homem. Miguel Sousa Tavares excedeu-se, mas ainda vai a tempo de um pedido de desculpas.

alinhado por fcrocha às 15:28

51 comentários:

Quanto ao seu respeito não sei, mas sei que Cavaco não é de maneira nenhuma merecedor do meu respeito. Respeito-o não a ele mas à figura de Estado que ele é, se ele não fosse presidente, provavelmente diria dele o que disse Miguel Sousa Tavares.
Mesmo assim, Miguel Sousa Tavares esteve mal, muito mal. Geralmente pessoas com uma boa formação académica (que presumo que ele tenha) sabem insultar as pessoas de uma maneira politicamente correta.
Infelizmente, ele até acaba por ter uma certa razão no que diz.
José a 24 de Maio de 2013 às 17:32
Pois... Miguel Sousa Tavares foi mal educado, não respeitou a pessoa do senhor Presidente, nem o lugar que ocupa... Chamar palhaço a Sua Excelência, quando no nosso vernáculo há palavras mais apropriadas!!!
Etc e Tal a 24 de Maio de 2013 às 19:02
Os palhaços deveriam exigir um pedido de desculpas formal e público ao Senhor Sousa Tavares, por serem comparados com Sua Excelência o Sr. Presidente da República.
Fernando a 24 de Maio de 2013 às 20:32
Tem toda a razão! Costuma dizer-se que... "quem não quer ser lobo, não lhe vista a pele"!uea
Ana a 26 de Maio de 2013 às 02:46
Sua Excelência o Sr. Presidente da República não é mais merecedor de respeito do que os palhaços deste mundo. Por isso, o MST esteve mal. Quanto ao facto de insultar o PR ser mau, foi o Sousa Tavares e mais uns quase 10 milhões ... Para merecer respeito, o sr. Silva tem que respeitar os portugueses e há muito que deixou de o fazer.
Alexandra a 24 de Maio de 2013 às 22:29
Quando esta a vender menos,há que utilizar todos os meios...e não e a primeira que o faz..aprendeu com Saramago??
Urbano a 25 de Maio de 2013 às 00:15
A que propósito vem para aqui o mui digno José Saramago? És acéfalo, meu néscio? E Saramago não invocaria, seguramente, as "mentirinhas" com que "androides" como tu se deixam manipular como, por ex, a suposta virgem de sabe-se lá de onde... Se é triste ter apenas 1 neurónio, mais triste é nem esse aproveitar! E ainda por cima "urbano"... deveria ser troglodita a tua graça!
Filomeno a 25 de Maio de 2013 às 18:44
Não sei como é que alguém deve respeito a uma pessoa que mancha a história de Portugal com más decisões... Peço desculpa, mas eu não respeito quem não respeita. Nem seja ele o Chefe de Estado ou o Presidente do Mundo.... Foi uma pessoa na qual não votei, repudio decisões e palavras proferidas das quais não se ouviram um único pedido de desculpas. Não merece qualquer respeito. MST pode ter sido mal-educado, mas sinceramente gostei de ouvir, porque ele disse a verdade. O que nós chamamos de Presidente da Republica, uma figura que devia defender os portugueses na hora H e não compactuar com actos de destruição do país, é um palhaço. Se fosse outra pessoa, como foi o Jorge Sampaio, eu respeitaria enquanto figura do Estado e enquanto pessoa. Agora Anibal Cavaco Silva é dos maiores palhaços que existem na história democrática de Portugal, mas é daqueles dos pesadelos das crianças. Se acham que isto é faltar ao respeito, pensem no que ele disse quando recebia mais de 1000 euros de pensão de reforma. Não acham que isso é realmente um insulto, em vez de chamar alguém de palhaço? Porquê é que dizem que desrespeito? Só porque é o Presidente da Republica? Então todos aqueles que insultam o PM durante as manifestações deveriam receber um processo judicial, afinal de contas é o Primeiro-Ministro. Se calhar antes de falar do berço do MST, pense no que ele disse depois, em que pediu desculpas publicamente e disse que foi levado pela pergunta. Isso sim, admite que errou e ainda pede desculpas, isso sim, é berço!
José Viegas a 25 de Maio de 2013 às 10:39
Boa educacao....
Desde as elites politicas,socialites e cidadao comum boa educacao é o que nao existe em Portugal...
O que Miguel Sousa Tavares disse do Senhor Presidente da Republica nao é nem de perto tao ofensivo e escandaloso como o que o Nosso Povo vem dizendo na rua,no café,na internet,até na televisao.... Nao fiquem tao chocados,há quem fale de Cavaco Silva e restantes politicos de forma bem mais ofensiva e brejeira.... Miguel Sousa Tavares até foi elegante e nao disse nenhum....palavrao terminado em alho e bugalho....
Lili a 25 de Maio de 2013 às 12:02
Alguém disse ao Snr, que é o centro do mundo, aí tenho muitas duvidas, adjectivando a os seus comentários mais recentes e sabendo que vive comentando os outros faz-me lembrar um papagaio arraçado de pavão.
Parolo a 25 de Maio de 2013 às 12:10
Impressionante como o ódio e a reacionarice, retira lucidez; então chamar palhaço a alguém é falta de educação????hahaahahha se Sousa Tavares chamasse isso a um seu inimigo de estimação diria:uau corajoso.Tenha vergonha. Pelo sim pelo não não vá mais ao circo; lá existem palhaços serios que ao menos não prejudicam o P*aís
Estimo as melhoras
Anónimo a 25 de Maio de 2013 às 12:22
Eu cá aplaudo inteiramente o MST . Já é mais que tempo de chamar-mos os bois pelo nomes e deixar o politicamente correto !
jorge calçada a 25 de Maio de 2013 às 12:24
100% de acordo, Jorge! "CIDADÕES" (como diz o parolo presidente de alguns tugas) como ele não merecem qualquer tipo de respeito...
Filomeno a 25 de Maio de 2013 às 18:48
Temos de ver as coisas como são na realidade!

O Miguel Sousa Tavares chamou "palhaço" ao Sr. Aníbal Cavaco Silva e não ao Presidente da Republica!

Além disso, teve a coragem e a frontalidade de dizer o que pensam 10.000.000 de portugueses e que ninguém teve coragem de dizer!
Luis Peralta a 25 de Maio de 2013 às 21:39
Em Portugal parece existir o "talento" de menosprezar os talentos. O exemplo que me ocorre, já que falamos em escritores, é o de Saramago. Recentemente, na Colômbia, o nosso representante, que por acaso era o Presidente da República Cavaco Silva, num evento literário, omitiu o nome do Prémio Nobel. Não foi capaz de sobrepor a figura institucional à sua posição pessoal sobre o escritor, passando pela situação de ser o Presidente da Colômbia a referir, várias vezes, o nome de Saramago. Como é que posso confiar num Presidente de quem eu esperaria uma postura de unidade nacional acima das várias ideologias?
O MST afinal chamou palhaço ao Presidente da República ou a Cavaco Silva?
J.A. a 25 de Maio de 2013 às 12:52


Saramago nao tem de modo algum, a qualidade dos escritores PORTUGUESES Fernando Pessoa, Miguel Torga,Eça de Queirós,Camões Bocage Alexandre Herculano etc. mas como era comunista ferrenho ,os Noruegueses decidiram atribuir-lhe um Prémio Nobel...... Daqui para a frente não acredito mais neste prémio Nobel. Saramago nem é verdadeiramente português passou a vida em Espanha e falou sempre mal do seu país. Mas depois de morto, até a mulher que é espanhola se vem sentar à mesa do orçamento ao receber dinheiro para a fundação Saramago e a usufruir de um monumento Nacional para acolher a dita fundação .Sempre a esmifrar o povo português !!!!!
maria a 25 de Maio de 2013 às 15:23
De todos esses escritores que refere, quantos deles viveram no séc. XXI? Presumo que se Fernando Pessoa tivesse sido um comunista ferrenho não estaria incluido na sua lista, estarei certo? Espero que tenha a capacidade de ler nas entrelinhas (porque a minha vida não é isto) e que perceba que o único facto que levou tanto sua Excelência o PR a causar um silêncio ensurdecedor com essa óbvia e propositada omissão, e sua Excelência comentadora maria a desconsiderar esse grande da literatura portuguesa, é unica e somente o facto de ele ter sido comunista ferrenho. Perguntarei, por algum acaso terá lido algum dos seus livros para opinar acerca da sua qualidade...
E não resisto a sublinhar a sua aparente ignorância: os prémios Nobel são atribuidos pela Academia Sueca, não vejo onde entram os noruegueses nisto.
Rafael a 25 de Maio de 2013 às 17:21
Outro "coirão" como o Urbano a misturar alhos com bugalhos... Haja paciência para aturar estes "cidadões" (como diz o silva de Boliqueime) que sofrem de iliteracia e de evidente atraso mental genético!
Filomeno a 25 de Maio de 2013 às 18:53

mais sobre mim

Maio 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
15
16
17
18
19
20
21
26
27
28
31

pesquisar

 

comentários recentes

  • Concordo plenamente com as criticas aqui apresenta...
  • Já não erraram tudo!
  • Aconselho a leitura deste texto.https://www.facebo...
  • Devo dizer que concordo com o artigo, excepto a qu...
  • Pense apenas em duas coisas: 1ª todos falam da TAP...